Economia

Morreu o antigo ministro das Finanças alemão Wolfgang Schäuble

Morreu o antigo ministro das Finanças alemão Wolfgang Schäuble
reuters

Morreu na terça-feira à noite o antigo ministro das Finanças alemão Wolfgang Schäuble, conhecido pela sua abordagem austeritária durante a crise financeira da década de 2010. Tinha 81 anos

O antigo ministro das Finanças alemão Wolfgang Schäuble morreu na terça-feira à noite, anunciou a família na manhã desta quarta-feira, 27 de dezembro. Tinha 81 anos.

Schäuble, titular da pasta das finanças nos governos liderados pela chanceler Angela Merkel entre 2009 e 2017, ficou conhecido pela sua abordagem austeritária durante a crise financeira que afetou a Europa e ameaçou a viabilidade da moeda única, tendo sido associado aos duros programas de resgate implementados nas economias irlandesa, grega e portuguesa.

Em cadeira de rodas desde 1990 - quando foi atingido com três tiros num atentado perpetrado por um alemão com perturbações mentais -, o político alemão, nascido em 1942 na cidade de Freiburg im Breisgau, no estado federal de Bade-Vurtemberga, era um dos históricos do partido alemão de centro-direita CDU/CSU.

Entre os diversos cargos políticos que constam do seu currículo destaca-se, durante a chancelaria de Helmut Kohl, o de ministro da Administração Interna, entre 1989 e 1991. Ocuparia o mesmo cargo no governo de Angela Merkel, entre 2005 e 2009, antes de assumir a pasta das Finanças.

Ocupou também o cargo de presidente do Bundestag, o parlamento alemão, de 2017 e 2021.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate