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Economia

Novo aeroporto: Comissão diz sim a Alcochete e Vendas Novas e levanta bandeira vermelha a Santarém e Montijo

Novo aeroporto: Comissão diz sim a Alcochete e Vendas Novas e levanta bandeira vermelha a Santarém e Montijo
Joao Girao

Campo de Tiro de Alcochete surge classificado em primeiro ou segundo lugar em todos os critérios de avaliação da Comissão Técnica Independente e, nesse sentido, é eleita como a melhor opção. Aeroporto Humberto Delgado vai manter-se para já em atividade. Costa alerta para a possibilidade de o decisor político poder valorizar critérios diferentes dos da Comissão

Novo aeroporto: Comissão diz sim a Alcochete e Vendas Novas e levanta bandeira vermelha a Santarém e Montijo

Anabela Campos

Jornalista

Novo aeroporto: Comissão diz sim a Alcochete e Vendas Novas e levanta bandeira vermelha a Santarém e Montijo

Liliana Valente

Coordenadora de Política

Novo aeroporto: Comissão diz sim a Alcochete e Vendas Novas e levanta bandeira vermelha a Santarém e Montijo

Pedro Lima

Editor-adjunto de Economia

50 anos e muitos estudos depois, há um relatório com novas indicações para o novo aeroporto de Lisboa, mas não há um governo com capacidade para decidir com base nele. Será preciso esperar por eleições e o líder do PSD, Luís Montenegro, já anunciou que até vai criar um novo grupo de trabalho dentro do seu partido para avaliar esta e outras infraestruturas. Mas, por agora, há um relatório de uma Comissão Técnica Independente (CTI) que resultou de um consenso entre o Governo socialista e o PSD. E, segundo esse relatório, divulgado esta terça-feira, as localizações consideradas viáveis são Alcochete e Vendas Novas, inicialmente numa solução dual com o Aeroporto Humberto Delgado (AHD) ainda a funcionar. Já Santarém e Montijo são apontadas como opções inviáveis para um hub (centro de operações) intercontinental, a primeira levanta questões de navegabilidade aérea e segunda questões ambientais e económicas. Por questões ambientais, a localização Rio Frio e o Poceirão foi considerada à partida inviável e não entrou sequer na grelha de avaliação da CTI.


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