Economia

Inflação em novembro cai para 1,6%

Inflação em novembro cai para 1,6%
José Fernandes

A inflação em novembro terá ficado em 1,6%, abaixo dos 2,1% de outubro, principalmente devido à desaceleração dos preços dos bens alimentares, indicou esta quinta-feira o Instituto Nacional de Estatística

Inflação em novembro cai para 1,6%

Miguel Prado

Editor de Economia

A inflação sofreu um tombo de meio ponto percentual este mês, passando dos 2,1% em outubro para 1,6% em novembro, segundo a estimativa avançada esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). É o nível mais baixo dos últimos dois anos.

“Tendo por base a informação já apurada, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá diminuído para 1,6% em novembro de 2023, taxa inferior em 0,5 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês anterior”, revelou o INE, cujos dados definitivos para novembro sairão a 14 de dezembro.

“O principal contributo para esta desaceleração provém de o efeito de base associado ao aumento mensal de preços registado nos produtos alimentares no último mês (0,4%) ter sido inferior ao que se verificou em novembro de 2022 (1,7%)”, explicou o INE.

De acordo com o instituto, o indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) terá registado uma variação de 2,9% (3,5% no mês anterior).

A variação do índice relativo aos produtos energéticos diminuiu para -12,4% (-12% em outubro) e o índice referente aos produtos alimentares não transformados terá desacelerado para 3,5% (4% no mês anterior).

A variação do IPC em cadeia, ou seja, de outubro para novembro, foi negativa em 0,3%, depois de já em outubro o índice ter recuado 0,2% face a setembro.

O INE estima que a variação média de preços nos últimos 12 meses tenha sido de 5%, ficando abaixo dos 5,7% registados até outubro.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mprado@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate