Exclusivo

Economia

FMI revê em baixa crescimento da economia portuguesa para 1,5% em 2024, em linha com a previsão do Governo

FMI revê em baixa crescimento da economia portuguesa para 1,5% em 2024, em linha com a previsão do Governo
RODRIGO ANTUNES/LUSA

Portugal vai crescer em 2023 e 2024 acima da média da zona euro, mas sofre uma desaceleração significativa, com o Fundo Monetário Internacional a prever 1,5% no próximo ano, o mesmo que o Banco de Portugal e a proposta de Orçamento do Estado. Se em 2023 apenas quatro economias europeias cresciam mais do que a portuguesa, no próximo ano já serão 16, segundo as previsões publicadas esta terça-feira pelo World Economic Outlook

A economia portuguesa vai registar uma desaceleração forte em 2024, mas vai continuar a crescer acima da média da zona euro, segundo as previsões do Fundo Monetário Internacional (FMI) publicadas esta terça-feira no World Economic Outlook (WEO).

O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) português vai abrandar de 2,3% em 2023 para 1,5% em 2024, de acordo com as previsões dos economistas do Fundo, que corrigiram em baixa as avançadas em junho, aquando da análise anual à economia portuguesa ao abrigo do artigo IV. Há cinco meses, o FMI previa 2,6% e 1,8% respetivamente. A revisão em baixa, em cada ano, foi de três décimas.

A previsão do Fundo para 2024 alinha com a apresentada a 4 de outubro pelo Banco de Portugal e com a incluída na proposta de Orçamento do Estado para 2024, segundo as informações que já vieram a público.

O WEO foi divulgado em Marraquexe, em Marrocos, durante a assembleia geral do FMI e do Banco Mundial, que decorre esta semana.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate