Exclusivo

Economia

Maioria da Reserva Federal dos EUA defende mais uma subida de juros ainda este ano

Maioria da Reserva Federal dos EUA defende mais uma subida de juros ainda este ano
Kevin Dietsch/Pool via REUTERS

A maioria dos decisores da Fed projeta mais um aumento de juros em uma das próximas reuniões, em novembro ou dezembro, segundo as previsões publicadas na quarta-feira após a reunião de política monetária que decidiu não mexer na taxa diretora. Os mercados não gostaram desta “pausa à falcão”

O banco central norte-americano decidiu na quarta-feira não mexer nos juros, mas a maioria dos membros da Reserva Federal (Fed) projeta que haja mais um aumento de juros ainda este ano, em uma das próximas reuniões, a 1 de novembro ou 13 de dezembro. A taxa diretora, atualmente no intervalo entre 5,25% e 5,5%, deverá, por isso, aumentar para o intervalo entre 5,5% e 5,75% até final do ano.

Esta paragem em setembro no ciclo de subida dos juros pode ser, assim, temporária, como foi em junho. As projeções divulgadas após a reunião, que expressam as previsões dos 19 membros da Fed, revelam que 12 anteveem mais uma subida dos juros ainda este ano. A maioria projeta para o final do ano que o ponto intermédio no intervalo dos juros fique em 5,6%.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate