Exclusivo

Economia

Travão na taxa do carbono não impede subidas nos preços dos combustíveis

Travão na taxa do carbono não impede subidas nos preços dos combustíveis

Custo por litro da gasolina e do gasóleo acompanham as cotações internacionais do petróleo que está a ser vendido acima dos 91 euros por barril. Só nova descida nos impostos pode baixar a fatura na bomba

Travão na taxa do carbono não impede subidas nos preços dos combustíveis

Carlos Esteves

Jornalista infográfico

Os preços da cotação do petróleo a nível internacional estão a pressionar o custo dos combustíveis, com os valores, por litro, do gasóleo simples e da gasolina 95 a voltarem a subir no início desta semana.

No caso da gasolina a subida foi mais inexpressiva, mas mesmo assim o preço por litro situou-se, em média, nos 1,857 euros na segunda-feira, dia 18, segundo os dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), contra 1,851 euros por litro no sábado, dia 16.

Já o gasóleo superou, pela primeira vez este ano, a barreira dos 1,80 euros por litro, com um preço médio de 1,805 euros depois desta última revisão de valores, o que compara com os 1,754 que se pagavam no fim de semana.

As razões são duas. Como já se disse o preço do barril de Brent nos mercados internacionais está em alta, tendo superado a barreira dos 90 dólares nos últimos dias e situando-se, nesta manhã de terça-feira, dia 19, acima dos 91 dólares.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: ASSantos@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate