Zara lança plataforma para vender roupa em segunda mão no mercado francês
Para fazer face à expansão da Vinted e promover a “circularidade das peças de vestuário”, a Zara lançou ontem em França a plataforma Pre-Owned
A Zara lançou esta quinta-feira, em França, uma plataforma chamada Pre-Owned para vender roupa em segunda mão, competindo desta forma com a Vinted, o principal retalhista online de vestuário usado.
O objetivo é “promover ações a favor da circularidade, como o prolongamento da vida útil das peças de vestuário dos clientes, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das regiões do país”, anunciou a empresa espanhola em comunicado citado pelo “Le Monde”.
Segundo a Zara, o lançamento da Pre-Owned faz parte da estratégia de sustentabilidade: é uma das “iniciativas que permitirão reduzir as emissões do grupo Inditex [que detém a Zara] em mais de 50% até 2030, e atingir a neutralidade carbónica até 2040”.
A plataforma de venda de roupa em segunda mão da Zara já chegou ao Reino Unido no ano passado, e o grupo de fast-fashion quer chegar a mais mercados europeus, incluindo Espanha e Alemanha, ainda este ano.
O objetivo passa, também, por contrariar a expansão da Vinted, que domina o mercado online de roupa em segunda mão. De acordo com o “Le Monde”, a Zara tenciona transferir grande parte deste público-alvo para o seu próprio site de vendas online, o Zara.com.
O grupo espanhol Inditex que detém, entre outras marcas, a Pull and Bear, Massimo Dutti, Bershka, Stradivarius e Oysho, quer conseguir 30% das suas vendas na Internet a médio prazo, revela ainda o jornal francês.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt