Exclusivo

Economia

Efacec afunda-se à espera de um novo dono

Efacec afunda-se à espera de um novo dono
Rui Duarte Silva

Propostas vinculativas para a compra da Efacec serão entregues na próxima semana. Governo e Parpública optam pelo silêncio na reta final

Efacec afunda-se à espera de um novo dono

Anabela Campos

Jornalista

Segunda-feira, se tudo correr como previsto, será entregue ao Governo pela Parpública a lista final das propostas vinculativas à compra da Efacec. Desconhece-se quem irá avançar. O silêncio tem sido total sobre o assunto nas últimas semanas, o que contrasta com o ritmo das reuniões entre os candidatos e a Parpública.

Será entregue, é certo, uma lista que resultará da vontade de avançar de cinco candidatos: dois grupos industriais portugueses, o consórcio Visabeira/Sodecia e a Mota-Engil, e três fundos de private equity, o português Oxy e os estrangeiros Mutaris e Oaktree. O Expresso sabe que tem havido um intenso contacto de bastidores entre os advogados dos candidatos e que as ofertas, a acontecer, terão modelos diferentes. Apesar da situação “dramática” em que se encontra a empresa, o seu poder de atração sobre potenciais candidatos resulta da forte procura que se sente no sector a nível mundial.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: ACampos@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate