Economia

Governo quer convergência entre os vários agentes da cadeia agroalimentar para descer os preços, com redução do IVA em estudo

Governo quer convergência entre os vários agentes da cadeia agroalimentar para descer os preços, com redução do IVA em estudo
Alastair Grant

O Governo indicou esta quarta-feira que quer promover a convergência entre os agentes da cadeia agroalimentar para combater a inflação. No Parlamento António Costa revelou que a redução do IVA está em ‘cima da mesa’

O Governo garantiu, após a reunião desta quarta-feira da PARCA (Plataforma de Acompanhamento das Relações na Cadeia Agroalimentar), que vai “continuar a promover a convergência entre os vários agentes da cadeia agroalimentar” para combater a inflação nos bens alimentares.

E o primeiro-ministro, António Costa, revelou, na Assembleia da República, que o seu executivo admite trabalhar numa redução do IVA que garanta uma redução efetiva dos preços dos bens alimentares.

A reunião da PARCA realizou-se esta quarta-feira e contou com vários membros do Governo, nomeadamente os ministros da Economia e da Agricultura, António Costa Silva e Maria do Céu Antunes. O objetivo era ouvir os diversos representantes de toda a cadeia de abastecimento sobre a inflação nos produtos agroalimentares.

Na nota divulgada após a reunião, o executiva “saúda o diálogo” entre as partes e indica que vai “continuar a promover a convergência entre os vários agentes da cadeia agroalimentar para que as opções tomadas para combater a trajetória inflacionista nos bens alimentares tenham o mais amplo consenso”.

Entre as medidas a serem estudadas está a redução do IVA em alguns bens alimentares. O primeiro-ministro disse, esta quarta-feira na Assembleia da República, que o Governo está em contacto com o setor para “agir sobre os preços”.

Mais concretamente, o Governo pensa dar ajudas à produção, para diminuir os custos de produção do setor alimentar, e ainda encontrar "um equilíbrio entre redução da fiscalidade, ou seja, do IVA, e a garantia de que essa redução se traduz numa redução efetiva, e estabilização, de preços de que beneficiam efetivamente os consumidores".

António Costa disse que também está em cima da ‘mesa’ um apoio mais direto às famílias carenciadas.

A PARCA é uma estrutura de diálogo que tem por missão promover a análise das relações entre os setores da produção, transformação e distribuição de produtos agroalimentares, com vista ao fomento da equidade e do equilíbrio na cadeia de valor alimentar.

Além dos representantes do Governo estiveram presentes direções-gerais, confederações patronais, federações e associações, assim como a Autoridade da Concorrência.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: rrrosa@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas