Economia

Exxon processa UE devido ao novo imposto sobre ganhos extraordinários

Exxon processa UE devido ao novo imposto sobre ganhos extraordinários
Spencer Platt/Getty Images

A Exxon está a processar Bruxelas pelo imposto sobre os lucros extraordinários. Empresa terá em conta este imposto para os futuros investimentos

A petrolífera norte-americana Exxon Mobil está a processar a União Europeia (UE) numa tentativa de tentar anular a eficácia do novo imposto sobre os lucros extraordinários das energéticas (nomeadamente petrolíferas), argumentando que Bruxelas excedeu a sua autoridade legal, escreve a “Reuters”.

O imposto sobre lucros inesperados é "contraproducente", desencoraja investimentos e mina a confiança dos investidores, disse o porta-voz da Exxon, Casey Norton, esta quarta-feira.

A Exxon terá em conta este imposto ao considerar futuros investimentos de milhares de milhões de euros. "O facto de investirmos aqui depende principalmente de quão atraente e globalmente competitiva a Europa será", afirmou.

De acordo com a agência de notícias, o novo imposto da UE (cobrado por cada país como uma taxa de 33% sobre os lucros que ultrapassem em pelo menos 20% os resultados dos quatro anos anteriores) pode custar à empresa pelo menos 2 mil milhões de dólares até ao final do próximo ano.

Segundo a empresa, já foram investidos cerca de 3 mil milhões de dólares nos últimos dez anos na Europa, inclusive em projetos que estão ajudar a Europa a ser mais independente a nível energético.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: piquete@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas