Economia

CGD e Santander com problemas nas suas aplicações no dia em que os portugueses querem saber se receberam €125 do Estado

CGD e Santander com problemas nas suas aplicações no dia em que os portugueses querem saber se receberam €125 do Estado
Getty Images

Caixa confirma que está a fazer o diagnóstico do problema que impede acesso à sua aplicação. Novo Banco também. Santander regista dificuldades e há relatos de falhas também no Banco Montepio

Alguns dos portugueses que quiseram ir consultar as suas contas, para ver se os 125 euros do apoio extraordinário do Estado já ali aterraram, não conseguiram obter a resposta junto do banco.

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) e o Santander em Portugal estão a registar problemas nas suas aplicações esta quinta-feira, 20 de outubro, o que está a fazer com que os clientes não consigam utilizá-la. Não são os únicos, já que Banco Montepio e Novo Banco também verificam dificuldades.

“Confirmamos que estamos com o serviço Caixadirecta indisponível. Temos as equipas informáticas a fazer o diagnóstico e a tratar do assunto”, responde a assessoria do banco público em resposta ao Expresso.

“Estamos a investir no sistema informático de modo a que fique cada vez mais robusto, porque são cada vez mais os clientes utilizadores das plataformas digitais. A Caixa tem mais de 2 milhões utilizadores digitais o que prova a importância crescente destas plataformas”, continua a assessoria do banco público.

O o site Downdetector mostra problemas reportados pelos clientes do Santander. “Neste momento estamos a registar alguns problemas técnicos na app e no netbanco Santander Portugal, o que tem afetado o seu funcionamento, com algumas intermitências. Pedimos desculpa a todos os nossos clientes que possam estar a ser afetados e estamos a procurar resolver a situação o mais rapidamente possível. Avisaremos imediatamente assim que os problemas estejam resolvidos", indica a assessoria do Santander.

Numa ronda pelas aplicações da generalidade dos restantes bancos foram detetados problemas adicionais em alguns deles. Ao Expresso foram relatadas ainda dificuldades no Banco Montepio, mas não foi ainda possível obter uma resposta da assessoria de imprensa desta instituição financeira.

O mesmo ocorre em relação ao Novo Banco, onde há queixas nas redes sociais, sendo que ao Expresso foi já confirmado também o problema.

Entretanto, também o próprio Portal das Finanças, na funcionalidade que permite ver se o apoio extraordinário de 125 euros foi pago ou aguarda pagamento, também tem estado indisponível. Ainda não foi possível obter resposta do Ministério das Finanças.

A segurança informática tem de ser uma das prioridades dos bancos (definida até pelos supervisores, tendo em conta a base de confiança em que funciona esta atividade), bancos que fazem parte de um sector alvo de muitos ataques informáticos. Ainda há duas semanas, o BCP foi alvo de um ataque que dificultou o acesso ao site e aplicações.

(Notícia a ser atualizada com respostas oficiais ou indicações relativas aos vários bancos)

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: dcavaleiro@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas