Economia

Bruxelas aprova apoios para reforçar redes de carregamento de veículos elétricos em Portugal

13 setembro 2022 15:14

Miguel Prado

Miguel Prado

Jornalista

toby melville

A Comissão Europeia aprovou a distribuição de 292 milhões de euros de subsídios a 24 projetos de infraestruturas para energias alternativas, incluindo dois de mobilidade elétrica que envolvem Portugal

13 setembro 2022 15:14

Miguel Prado

Miguel Prado

Jornalista

A Comissão Europeia aprovou a concessão de apoios no montante de 292,5 milhões de euros a um conjunto de 24 projetos para o desenvolvimento de infraestruturas para energias alternativas na Europa, em que se incluem pontos de carregamento para veículos elétricos e estações de abastecimento de hidrogénio para ligeiros e pesados.

Entre os projetos financiados, ao abrigo do programa Connecting Europe Facility (CEF) estão dois que passam por Portugal, revela a listagem divulgada pela Comissão.

Um desses projetos foi apresentado pela empresa italiana Atlante, que assegurou um apoio de 3,66 milhões de euros para instalar em Portugal 116 pontos de carregamento em espaços públicos, dos quais 84 pontos de 150 kW para veículos ligeiros e 34 de 350 kW para pesados (camiões e autocarros).

Estes 116 pontos de carregamento da Atlante serão distribuídos por 35 localizações e fazem parte de um projeto mais abrangente desta empresa italiana para criar uma infraestrutura para veículos elétricos que também passará por Espanha, França e Itália.

Além do projeto da Atlante, a Comissão também aprovou um projeto da italiana BeCharge, que terá apoios de 50,4 milhões de euros, para uma rede de carregamento de veículos elétricos em oito Estados-membros (Portugal, Espanha, França, Áustria, Alemanha, Itália, Eslovénia e Grécia). No entanto a ficha dos projetos aprovados não detalha quantos pontos de carregamento serão instalados em Portugal.