Economia

Bruxelas abre mega concurso de cinco mil milhões de euros para transportes

13 setembro 2022 15:35

joão carlos santos

Fundos europeus do Mecanismo Interligar Europa poderão financiar investimentos na ferrovia, nos portos ou nas estradas em Portugal e demais Estados-membros

13 setembro 2022 15:35

A Comissão Europeia lançou esta terça-feira um convite para financiar em 5,12 mil milhões de euros projetos europeus de infraestruturas de transportes ao abrigo dos fundos europeus do Mecanismo Interligar a Europa (MIE).

Estes fundos europeus podem apoiar projetos em todos os Estados-Membros da União Europeia, incluindo Portugal, ao longo da chamada Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T), ou seja, a rede ferroviária, as vias navegáveis interiores, os portos e as estradas que ligam a Europa.

Os projetos devem ajudar a União Europeia a cumprir o objetivo do Pacto Ecológico Europeu de reduzir as emissões dos transportes em 90 % até 2050. Os projetos de reforço dos corredores solidários serão igualmente elegíveis.

“Estes tempos difíceis também reforçaram a importância de dispor de uma rede europeia de infraestruturas eficiente, sem descontinuidades e bem interligada. Os projetos financiados ao abrigo deste convite contribuirão para a criação de um sistema de transportes multimodal interligado para passageiros e mercadorias”, lê-se no comunicado divulgado pela Comissão Europeia.

O objetivo é apoiar a concretização de uma rede ferroviária fiável, eficaz e a preços acessíveis, a melhoria da navegação nas vias interiores e das infraestruturas nos portos marítimos, uma interligação equilibrada entre os diferentes modos de transporte e uma maior automatização e interoperabilidade para uma maior eficiência e segurança ao longo de toda a rede de transportes.