Taxa de inflação em França abranda para 5,8% em agosto
Os preços no consumidor em França registaram um aumento homólogo de 5,8% em agosto, o que representa um abrandamento face a julho (6,1%). É a primeira desaceleração em mais de um ano
Os preços no consumidor em França registaram um aumento homólogo de 5,8% em agosto, tendo abrandado face ao crescimento de 6,1% observado no mês anterior, revelou esta quarta-feira o Instituto Nacional de Estatística e de Estudos Económicos (INSEE).
Pela primeira vez em mais de um ano, a taxa de inflação desacelerou em França, mas a subida dos preços expandiu-se da energia a outros bens e serviços, devendo permanecer alta por “muito tempo”, refere o instituto em comunicado.
No entanto, o INSEE esclarece que a ligeira desaceleração da taxa de inflação em agosto se deve à descida dos preços da energia, embora tenham registado uma subida de 22,2% em termos homólogos, contra 28,5% no mês de julho deste ano.
Os preços dos produtos alimentares, por sua vez, subiram 7,7% em agosto, contra o aumento anual de 6,8% no mês anterior.
A economista do banco ING, Charlotte de Montpellier, considerou que “é muito cedo” para se falar numa “desaceleração real da inflação”.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes