Economia

Inflação em Espanha desacelera em agosto e fixa-se em 10,4%

Inflação em Espanha desacelera em agosto e fixa-se em 10,4%
FOTO GETTY IMAGES

A taxa de inflação em Espanha recuou 0,4 pontos percentuais em agosto, para 10,4%, devido a uma redução dos preços dos combustíveis, revelou esta terça-feira o INE espanhol

A inflação em Espanha desacelerou em agosto, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE) do país vizinho. Na estimativa rápida do INE, avançada esta terça-feira, é projetada para agosto uma inflação de 10,4%, menos 0,4 pontos percentuais do que a taxa de julho.

A desaceleração deve-se, de acordo com o INE espanhol, a uma redução dos preços dos combustíveis (que tinham subido em agosto de 2021, o mês que serve de base à comparação).

Em sentido contrário, o Índice de Preços no Consumidor (IPC) continuou a ser pressionado por aumentos de preços na eletricidade, alimentação, restauração e turismo.

A taxa de variação homóloga da inflação subjacente (o índice sem alimentos processados nem produtos energéticos) aumentou 0,3 pontos percentuais, para 6,4%, o nível mais alto desde janeiro de 1993.

Em Portugal o INE divulgará a estimativa rápida da inflação de agosto esta quarta-feira, dia 31. Em julho o IPC português apresentou um valor histórico de 9,1%, o mais alto desde novembro de 1992.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mprado@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas