Economia

Matos Fernandes, ex-ministro do Ambiente, contratado por instituto da Abreu Advogados

12 julho 2022 11:11

Miguel Prado

Miguel Prado

Jornalista

horacio villalobos

O ex-ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, será consultor do Instituto do Conhecimento, da Abreu Advogados, a partir de setembro, acumulando com as funções de deputado

12 julho 2022 11:11

Miguel Prado

Miguel Prado

Jornalista

João Pedro Matos Fernandes, que foi ministro do Ambiente entre novembro de 2015 e março de 2022, e que é atualmente deputado na Assembleia da República, vai trabalhar a partir de setembro como consultor nas áreas de energia e ambiente do Instituto de Conhecimento da Abreu Advogados.

"A contratação agora anunciada, que se iniciará em setembro, faz parte da estratégia de crescimento do Instituto de Conhecimento para as áreas-chave da economia na atualidade, através da integração de especialistas altamente reputados que irão liderar polos temáticos de investigação", explica a Abreu Advogados em comunicado.

"Esta integração é um marco na história do Instituto, que vê, assim, reforçada a sua capacidade e relevância numa das áreas de maior importância na atualidade. João Pedro Matos Fernandes tem um curriculum ímpar e um vasto conhecimento e experiência na investigação e na docência, com um percurso reconhecido", comentou Luís Barreto Xavier, presidente do Instituto de Conhecimento da Abreu Advogados.

Contactado pelo Expresso, João Pedro Matos Fernandes confirmou que irá acumular esta nova função com o cargo de deputado. "Desde o passado 1 de junho que não estou em exclusividade", afirmou.

Na semana passada tornou-se pública também a contratação do ex-ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, pela sociedade de advogados PLMJ, da qual será sócio, num regresso à advocacia (foi sócio da Linklaters, antes de integrar o Governo de António Costa).