Economia

Gasolina na última semana ficou 1,6 cêntimos acima do preço de referência do regulador da energia

4 julho 2022 13:27

Miguel Prado

Miguel Prado

Jornalista

Foto: Getty Images

A gasolina e o gasóleo na semana passada em Portugal estiveram acima dos "preços eficientes" calculados pela ERSE, mas com a aplicação dos descontos habituais das gasolineiras os valores cobrados aos automobilistas ficaram abaixo da referência da ERSE

4 julho 2022 13:27

Miguel Prado

Miguel Prado

Jornalista

O preço médio de pórtico da gasolina simples 95 na semana passada em Portugal superou em 1,6 cêntimos de euro por litro o preço de referência fixado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), revelou o regulador da energia esta segunda-feira no seu relatório semanal de monitorização do mercado de combustíveis.

De acordo com a ERSE, também o preço médio do gasóleo na semana passada superou o preço de referência (que a ERSE designa como "preço eficiente"), mas apenas por uma margem residual de 0,1 cêntimos por litro.

A análise semanal da ERSE olha também para os preços com descontos praticados pelas gasolineiras, recorrendo aos números publicados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), e aí os valores cobrados aos automobilistas ficam abaixo do "preço eficiente".

Segundo o comunicado da ERSE, na semana passada os preços com descontos estiveram 3,1 cêntimos abaixo do custo de referência no caso da gasolina e 6,1 cêntimos abaixo no caso do gasóleo simples.

Para a semana que agora se inicia a ERSE apurou um "preço eficiente" de 2,129 euros por litro na gasolina 95 simples e de 2,033 euros por litro no gasóleo simples, com reduções de 0,1% e 4,3%, respetivamente, face à semana passada.