Economia

Gasolina na última semana ficou 1,6 cêntimos acima do preço de referência do regulador da energia

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

A gasolina e o gasóleo na semana passada em Portugal estiveram acima dos "preços eficientes" calculados pela ERSE, mas com a aplicação dos descontos habituais das gasolineiras os valores cobrados aos automobilistas ficaram abaixo da referência da ERSE

Gasolina na última semana ficou 1,6 cêntimos acima do preço de referência do regulador da energia

Miguel Prado

Editor de Economia

O preço médio de pórtico da gasolina simples 95 na semana passada em Portugal superou em 1,6 cêntimos de euro por litro o preço de referência fixado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), revelou o regulador da energia esta segunda-feira no seu relatório semanal de monitorização do mercado de combustíveis.

De acordo com a ERSE, também o preço médio do gasóleo na semana passada superou o preço de referência (que a ERSE designa como "preço eficiente"), mas apenas por uma margem residual de 0,1 cêntimos por litro.

A análise semanal da ERSE olha também para os preços com descontos praticados pelas gasolineiras, recorrendo aos números publicados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), e aí os valores cobrados aos automobilistas ficam abaixo do "preço eficiente".

Segundo o comunicado da ERSE, na semana passada os preços com descontos estiveram 3,1 cêntimos abaixo do custo de referência no caso da gasolina e 6,1 cêntimos abaixo no caso do gasóleo simples.

Para a semana que agora se inicia a ERSE apurou um "preço eficiente" de 2,129 euros por litro na gasolina 95 simples e de 2,033 euros por litro no gasóleo simples, com reduções de 0,1% e 4,3%, respetivamente, face à semana passada.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mprado@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate