Economia

Trustenergy investe 45 milhões no reforço de potência de quatro parques eólicos em Portugal

Trustenergy investe 45 milhões no reforço de potência de quatro parques eólicos em Portugal

A Trustenergy, detentora de duas centrais de ciclo combinado em Portugal e de um conjunto de parques eólicos, vai substituir os aerogeradores em quatro dos seus parques, num investimento de 45 milhões de euros

Trustenergy investe 45 milhões no reforço de potência de quatro parques eólicos em Portugal

Miguel Prado

Editor de Economia

A Trustenergy, grupo empresarial português detido pela francesa Engie e pela japonesa Marubeni, irá investir cerca de 45 milhões de euros para reforçar a capacidade de produção em quatro dos parques eólicos da sua participada TrustWind, informou em comunicado a Trustenergy, que também está presente, em Portugal, nas centrais de ciclo combinado do Pego e da Tapada do Outeiro.

"Esta operação de sobreequipamento irá estar concluída no primeiro semestre de 2023 e reforçará a capacidade destes parques até 20%, face à sua atual potência instalada", explica a Trustenergy no comunicado.

Em causa estão intervenções em quatro parques eólicos, localizados em Fafe, Mourisca, Nave e Ralo, onde a Trustenergy substituirá os atuais aerogeradores por outros equipamentos de nova geração, mais potentes.

"Esta operação insere-se numa estratégia de expansão, investimento e otimização dos parques eólicos existentes, com a possibilidade de sobreequipar os mesmos e aumentar a capacidade de produção renovável em Portugal", indica a Trustenergy.

"A operação irá contar com o suporte das empresas Vestas, CME, WindPark, Siemens Energy, Siemens S.A. e Quadrante. Os contratos com estas entidades já estão todos assinados e está previsto o início das obras para junho de 2022", refere o mesmo comunicado.

"Esta operação de reforço da capacidade de produção destes parques eólicos exemplifica o compromisso da Trustenergy no aumento da capacidade renovável em Portugal e na descarbonização da produção elétrica e representa mais um passo do investimento que estamos a fazer no país para aumentar a nossa capacidade de produção de energia renovável", comentou o presidente executivo da Trustenergy, José Grácio.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mprado@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate