Economia

Dólar digital pode ser chave para manter importância global da moeda americana, diz presidente da Fed

Dólar digital pode ser chave para manter importância global da moeda americana, diz presidente da Fed
Anadolu Agency/Getty Images

A criação de um dólar digital poderá ajudar a que a moeda norte-americana mantenha o seu papel de moeda de reserva global, segundo o presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos, Jerome Powell

A criação de um dólar digital poderá ajudar a que a moeda norte-americana mantenha o seu papel de moeda de reserva global, defendeu o presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed), Jerome Powell, num discurso esta sexta-feira, 17 de junho, considerando que o sistema monetário global está a passar por "mudanças rápidas (...) que podem afetar o papel internacional do dólar no futuro", como os pagamentos imediatos e as criptomoedas.

Na conferência sobre o tema "Os papéis internacionais do dólar norte-americano", o líder da Fed sublinhou que "a maioria das grandes economias já tem ou está no processo de desenvolvimento de pagamentos instantâneos", disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana. E "à luz do tremendo crescimento nos criptoativos e das stablecoins, a Reserva Federal está a avaliar se uma moeda digital de banco central [CBDC, na sigla em inglês] iria melhorar um sistema doméstico de pagamentos que já é seguro e eficiente", considerou, acrescentando que, de acordo com um estudo interno recente da Fed, "um dólar digital "poderia potencialmente ajudar a manter a posição internacional do dólar".

O lider da Fed sublinhou a "centralidade do dólar" no sistema financeiro global saído da Segunda Guerra Mundial, tornando-se "a moeda de reserva do mundo e a mais usada para pagamentos e investimentos". Um papel que muitos dizem estar ameaçado com a ascensão da China no palco global e com os esforços de repatriamento das cadeias de abastecimento - a chamada "desglobalização".

Combate à inflação para manter força do dólar

O forte compromisso do banco central norte-americano com a estabilidade dos preços é importante para a manutenção do dólar como moeda de reserva de valor em todo o mundo, garantiu Powell. Os comentários ocorrem numa altura em que o custo do dinheiro está a subir cada vez mais depressa nos Estados Unidos numa tentativa de controlar a inflação, em máximos de quatro décadas.

"O forte compromisso da Reserva Federal com o nosso mandato de estabilidade de preços contribui para a confiança generalizada no dólar como reserva de valor. Para tal, os meus colegas e eu estamos profundamente focados no regresso da inflação ao nosso objetivo de 2%", disse.

"O cumprimento do nosso mandato dual" - a estabilidade dos preços e máximo emprego - "também depende da estabilidade financeira", e conseguir ambos "encoraja a comunidade internacional a ter e usar dólares", disse.

Powell referia-se a instrumentos financeiros usados para promover a liquidez nos mercados internacionais como as swap lines, que permitem a bancos centrais receberem empréstimos da Fed na moeda norte-americana; e instrumentos de recompra de curto prazo ("repo") que permitem a troca temporária de obrigações do Tesouro norte-americano por dólares.

As swap lines, recordou, "foram amplamente usadas na crise financeira global, na crise de dívida soberana da zona euro de 2011, e durante a turbulência financeira do início da crise da pandemia da covid-19 em 2020".

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: pcgarcia@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate