Economia

Com o fim dos confinamentos, produtora canadiana de canábis Canopy Growth vê prejuízo aumentar

27 maio 2022 15:23

uriel sinai/getty images

A produtora de canábis Canopy Growth, do Canadá, reportou uma queda homóloga de 25% nas receitas do primeiro trimestre deste ano, prejudicada pelo fim dos confinamentos

27 maio 2022 15:23

A produtora de canábis Canopy Growth, do Canadá, reportou esta sexta-feira, 27 de maio, uma queda homóloga de 25% nas receitas do primeiro trimestre deste ano, com o fim dos confinamentos de contenção da covid-19 a afetarem o consumo dos produtos da empresa.

Segundo a Reuters, a empresa não tem conseguido gerar lucros apesar do consumo de canábis estar legalizado no Canadá, devido a preços mais baixos no mercado paralelo e a dificuldades nos mercados internacionais, tendo despedido 250 trabalhadores no mês passado para cortar custos. A empresa prevê alcançar lucros em 2024.

No quarto trimestre do ano fiscal de 2022, correspondente ao período de janeiro a março de 2022, a Canopy Growth reportou receitas de 112 milhões de dólares canadianos (82 milhões de euros). Em específico, a receita global do negócio da canábis decresceu 35%, para os 66 milhões de dólares canadianos (48 milhões de euros).

A margem bruta foi afetada negativamente pelo aumento dos custos de distribuição e armazenamento; menor procura no segmento de recreação com consequente pressão nos preços; e menores receitas líquidas, caindo dos 7% homólogos para os -142% no primeiro trimestre deste ano.

Os resultados antes de juros, impostos, amortizações e depreciações (EBITDA no acrónimo em inglês) foram de 122 milhões de dólares canadianos (89 milhões de euros) no primeiro trimestre deste ano, face a 94 milhões de dólares canadianos (69 milhões de euros) no trimestre homólogo.