Economia

Grupo ABB junta-se ao projeto de lítio da Savannah Resources em Portugal

David Archer, presidente executivo da Savannah Resources.
David Archer, presidente executivo da Savannah Resources.

Savannah e ABB firmaram um memorando de entendimento para o trabalho conjunto na unidade de produção de concentrado de lítio que a Savannah pretende instalar em Portugal

Grupo ABB junta-se ao projeto de lítio da Savannah Resources em Portugal

Miguel Prado

Editor de Economia

A multinacional ABB, com sede em Zurique, na Suíça, assinou um memorando de entendimento com a Savannah Resources para participar no projeto de lítio do Barroso, na região Norte de Portugal.

A Savannah, liderada por David Archer (na foto), está a realizar um estudo de viabilidade para a construção de uma unidade de produção de concentrado de lítio no norte de Portugal. A estratégia de descarbonização prevê maximizar o uso de electricidade renovável para alimentar as operações de produção e processamento de minerais.

"A visão estratégica da Savannah é construir uma operação de produção mineral de última geração, que possibilite alcançar um concentrado de espodumena, matéria-prima estratégica na cadeia de fornecimento de baterias da Europa, com um ultra-baixo nível de carbono", refere a Savannah em comunicado.

"Ao abrigo de um acordo em estágio inicial, a ABB aplicará os seus conhecimentos técnicos para delinear o controlo de produção, soluções de processamento para a produção de concentrado de lítio e operações integradas de mineração de espodumena, em conformidade com o objectivo da Savannah de operações de neutras em carbono até 2030", indica o mesmo comunicado.

Futuramente, a Savannah também irá trabalhar em acordos vinculativos com a ABB em relação à electrificação, automação e soluções digitais, acrescenta a empresa.

"A ABB está na vanguarda da automação e eletrificação de que necessitamos para a nossa viagem de descarbonização à medida que avançamos no desenvolvimento do projecto Lítio do Barroso. Estamos satisfeitos por ter a sua experiência enquanto continuamos a executar a nossa estratégia de descarbonização para construir a primeira instalação de produção de espodumena da Europa", comentou o presidente executivo da Savannah, David Archer.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mprado@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate