Economia

Vodafone admite que foi alvo de ciberataque

8 fevereiro 2022 8:02

D.R.

A operadora de telecomunicações está ainda a investigar o incidente mas diz não ter “quaisquer indícios de que os dados de clientes tenham sido acedidos e/ou comprometidos”

8 fevereiro 2022 8:02

A Vodafone admite que as perturbações nos serviços aos clientes resultaram de um “ato criminoso”. “A Vodafone foi alvo de uma disrupção na sua rede, iniciada na noite de 7 de fevereiro de 2022 devido a um ciberataque deliberado e malicioso com o objetivo de causar danos e perturbações”, aponta a empresa de telecomunicações em comunicado.

“Assim que foi detetado o primeiro sinal de um problema na rede, a Vodafone agiu de forma imediata para identificar e conter os efeitos e repor os serviços. Esta situação está a afetar a prestação de serviços baseados em redes de dados, nomeadamente rede 4G/5G, serviços fixos de voz, televisão, SMS e serviços de atendimento voz/digital”, indica o mesmo comunicado.

“Já recuperámos os serviços de voz móvel e os serviços de dados móveis estão disponíveis exclusivamente na rede 3G em quase todo o País mas, infelizmente, a dimensão e gravidade do ato criminoso a que fomos sujeitos implica para todos os demais serviços um cuidadoso e prolongado trabalho de recuperação que envolve múltiplas equipas nacionais, internacionais e parceiros externos. Essa recuperação irá acontecer progressivamente ao longo desta terça feira”, acrescenta a empresa.

A Vodafone realça que “a investigação aprofundada do ato criminoso” se irá prolongar “por tempo indeterminado e com o envolvimento das autoridades competentes”, e diz não ter “quaisquer indícios de que os dados de clientes tenham sido acedidos e/ou comprometidos”.

“A Vodafone continua absolutamente determinada em repor a normalidade dos serviços no menor tempo possível e lamenta profundamente os transtornos causados aos nossos clientes”, refere ainda a empresa.