“2021 está a ser um ano positivo, com um crescimento acentuado relativamente a 2020 e até com um saldo ligeiramente favorável na comparação com 2019 e com as vendas no período pré-pandemia”, sublinha Isabel Marrana, diretora executiva da AEVP - Associação das Empresas de Vinho do Porto, na análise dos números do sector em cima da comemoração dos 20 anos da classificação do Alto Douro Vinhateiro como Património Mundial pela UNESCO (14 de dezembro de 2001).
Ver o valor das vendas crescer 17,32% entre janeiro e outubro face a período homólogo de 2020, acima do salto de 11,47% relativo à quantidade “é um indicador da valorização positiva do Vinho do Porto e mostra que estamos na trajetória certa”, comenta.
Em 10 meses, o sector comercializou 6,5 milhões de caixas de 9 litros, num total 303,9 milhões de euros, o que significa que o preço médio por litro subiu 5,25%, para os 5,19 euros.
Nos 10 maiores mercados, apenas a Holanda contraria a tendência de alta, com uma quebra de 0,22% em valor apesar do crescimento de 0,75% em volume.
Quanto a Portugal, na comparação com 2020, as vendas aumentaram 27,79% (41,7 milhões de euros). “É positivo, mas insuficiente para compensar com folga a perda de 2019, o que reflete a importância do turismo no consumo no país”, refere Isabel Marrana confrontada com as descidas de 26,16% em euros, 17,7% em caixas e 9,15% no preço médio por litro do Vinho do Porto no país.
“Como alguém disse no passado, há uma garrafa de Vinho do Porto em cada casa, mas não foi comprada, foi oferecida por alguém que já não se sabe quem é”
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mmcardoso@expresso.impresa.pt