Economia

Reino Unido investiga aquisição da Arm pela Nvidia no valor de 54 mil milhões de dólares

Reino Unido investiga aquisição da Arm pela Nvidia no valor de 54 mil milhões de dólares
getty images

Já em julho a Autoridade da Concorrência e Mercados tinha recomendado uma investigação pois a sua avaliação inicial sugeria a existência de "sérias preocupações em matéria de concorrência", podendo o acordo "asfixiar a inovação em vários mercados"

Devido a razões de "segurança nacional", o Governo britânico lançou uma investigação sobre a aquisição da empresa britânica de chips Arm pela norte-americana Nvidia por 54 mil milhões de dólares (cerca de 45 mil milhões de euros), noticia o "Financial Times".

Isto significa que a transação será agora sujeita a uma investigação exaustiva sobre questões de matéria de concorrência e segurança. Já em julho a Autoridade da Concorrência e Mercados do Reino Unido tinha recomendado uma investigação pois a sua avaliação inicial sugeria a existência de "sérias preocupações em matéria de concorrência", podendo o acordo "asfixiar a inovação em vários mercados".

Além do mais, o Governo de Boris Johnson revelou ainda que o Centro Nacional de Segurança Cibernética também identificou "uma série de riscos potenciais para a segurança nacional" como resultado do acordo com a Nvidia.

Já os reguladores europeus tinham anunciado uma investigação ao mesmo negócio. Segundo o jornal, o prazo para essa investigação é 15 de março de 2022, embora possa ser prorrogado, o que poderá aumentar ainda mais o tempo de espera para o acordo ficar finalizado.

A própria Nvidia já admitiu que, com estes bloqueios, seria difícil fechar o negócio no prazo de 18 meses, como esperava.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate