Economia

Bruxelas vai investigar aquisição da Arm pela Nvidia no valor de 54 mil milhões de dólares

Bruxelas vai investigar aquisição da Arm pela Nvidia no valor de 54 mil milhões de dólares
getty images

A investigação de Bruxelas vem depois de a Autoridade da Concorrência e Mercados do Reino Unido ter manifestado "sérias preocupações em matéria de concorrência" e ter recomendado uma investigação aprofundada

A Comissão Europeia vai lançar no início do próximo mês uma investigação formal em matéria de concorrência sobre a planeada aquisição da empresa britânica de chips Arm pela norte-americana Nvidia, por 54 mil milhões de dólares (45 mil milhões de euros), informa o "Financial Times".

A investigação deverá começar depois de a Nvidia notificar oficialmente a Comissão Europeia do seu plano de aquisição da Arm, o que deverá acontecer na semana que se inicia a 6 de setembro.

A investigação de Bruxelas vem depois de a Autoridade da Concorrência e Mercados do Reino Unido ter dito que a sua avaliação inicial da transação sugeria a existência de "sérias preocupações em matéria de concorrência", podendo o acordo "asfixiar a inovação em vários mercados".

A reguladora britânica recomendou uma investigação aprofundada, mas o Reino Unido pode mesmo decidir bloquear a aquisição por motivos de segurança nacional, indica o jornal.

Bruxelas disse apenas que ainda não recebeu nenhuma notificação do processo.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate