A Alviere é uma empresa criada e sediada nos Estados Unidos, com um Centro de Desenvolvimento em Lisboa, onde trabalha a maioria dos seus funcionários. Fundada por um português e um americano, atua sobretudo no sector financeiro, na área de "Banking as a service", embora preste também uma panóplia de outros serviços. Em crescimento desde 2017, expande-se agora para o México e para toda a Europa, estando a recrutar especialistas portugueses de diversas áreas
Dirigida em Portugal pelo co-fundador Pedro Silva, de 45 anos, a Alviere tem atualmente 80 funcionários em Portugal e 55 nos Estados Unidos, de nove nacionalidades. Neste último trimestre do ano, surge um novo investimento, de 70 milhões de euros.
O que é afinal a Alviere?
A Alviere é uma Fintech sediada nos Estados Unidos, co-fundada por um americano (Yuval Brisker) e um português (eu, Pedro Silva), que fornece serviços financeiros aos seus clientes num modelo de Banking as a Service, na emergente categoria de Embedded Finance. A visão da empresa é ser um one-stop-shop para qualquer empresa comercializar serviços financeiros aos seus clientes, sem qualquer exposição regulatória e sem os encargos operacionais e legais a que uma instituição financeira está sujeita. A Alviere emprega grande parte dos seus colaboradores em Portugal, a partir do seu escritório em Lisboa, na zona do Parque das Nações.
Qual é o principal mercado para que está vocacionada?
A empresa está focada em servir grandes empresas, nacionais ou multinacionais, com uma larga base de clientes (consumidores ou empresas) que pretendam diversificar os serviços que oferecem aos seus clientes através do lançamento de produtos financeiros, gerando assim novas fontes de receita e, simultaneamente, aumentar a retenção desses mesmos clientes ao passar a fazer parte das suas "vidas financeiras". Exemplos poderiam ser uma empresa de telecomunicações que queira lançar um banco digital, uma cadeia de retalho que quer lançar um cartão de crédito, ou uma empresa de social media que pretende que os seus utilizadores possam enviar dinheiro entre si ou comprar criptomoedas através das interfaces e aplicações que já usam diariamente. Tudo isto pode ser conseguido com apenas uma parceria comercial e com uma só integração tecnológica com a Alviere.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt