O preço grossista da eletricidade em Portugal e Espanha voltará esta quarta-feira a disparar, atingindo o segundo preço diário mais alto de sempre no mercado ibérico (Mibel), com cada megawatt hora (MWh) a custar em média 175,39 euros.
Depois de vários dias de acalmia, os preços da eletricidade no mercado grossista sofrerão esta quarta-feira um dos maiores aumentos de sempre, disparando mais de 25 euros por MWh face ao preço médio desta terça-feira, que é de 150,26 euros por MWh, segundo os dados do OMIE, o operador do mercado diário e intradiário do Mibel.
A escalada da produção contratada para quarta-feira, 22 de setembro, deixa o preço diário muito próximo do máximo histórico de 16 de setembro, que foi de 188,18 euros por MWh.
Preço diário da eletricidade no Mibel em 2021
A subida para esta quarta-feira ocorre num contexto de novo agravamento dos preços internacionais do gás natural. No Mibgas (mercado ibérico de gás), por exemplo, o preço dos contratos diários ontem subiu de 63,6 euros por MWh para 71,5 euros por MWh.
Ora, tendo em conta que as centrais a gás necessitam de quase 2 MWh de gás para produzir 1 MWh de eletricidade, só este agravamento de ontem leva as centrais de ciclo combinado a precisar de cobrar mais 16 euros por MWh na sua produção de eletricidade.
A indisponibilidade da Rússia de reforçar os fornecimentos de gás à Europa foi uma das razões para o disparo nos preços deste combustível na segunda-feira.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mprado@expresso.impresa.pt