Lisboa continua sem ligação por comboio a Madrid

Face ao desinteresse espanhol em retomar de imediato a ligação, o Governo ainda estuda solução a curto prazo com a CP
Face ao desinteresse espanhol em retomar de imediato a ligação, o Governo ainda estuda solução a curto prazo com a CP
Editor-adjunto de Economia
Portugal foi na quinta-feira palco do arranque da iniciativa europeia ConnectingEurope Express, um comboio que até 7 de outubro vai percorrer a Europa, com paragem em várias cidades, para promover o transporte ferroviário e que partiu de Lisboa rumo a Madrid. Mas as duas capitais ibéricas continuam a não ter serviço de passageiros desde que, a 17 de março de 2020, o comboio noturno que se realizava diariamente foi interrompido por causa da pandemia.
Durante a iniciativa, o ministro das Infraestruturas reconheceu que Portugal e Espanha têm das ligações ferroviárias “mais débeis da Europa”, mas reiterou a aposta do Governo na ferrovia, lembrando as várias obras em curso (como o troço Évora-Elvas, que no final de 2023 ligará Lisboa a Madrid em pouco mais de cinco horas) e as que estão em perspetiva (em especial a nova linha Porto-Lisboa).
Quanto à retoma no curto prazo da ligação a Madrid, fonte oficial do ministério das Infraestruturas disse ao Expresso que “o Governo está a trabalhar com a CP num novo modelo para os serviços internacionais que possa ser viável, devidamente articulado com Espanha”.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: PLima@expresso.impresa.pt