Economia

Web Summit vai ter uma edição em Tóquio em 2022

As conferências da Web Summit costumam ser aproveitadas para reciclar conhecimentos
As conferências da Web Summit costumam ser aproveitadas para reciclar conhecimentos
Tiago Miranda

“O Japão é o país perfeito para albergar a Web Summit. Durante décadas, foi o líder global da inovação, criando algumas das mais sofisticadas e avançadas tecnologias que usamos hoje", refere Paddy Cosgrave

A Connected Intelligence Limited (CIL) anunciou esta quinta-feira que vai lançar uma edição da Web Summit no Japão, em setembro de 2022. A edição que terá lugar na cidade de Tóquio deverá ocorrer dois meses antes da edição original, que costuma ocorrer em Lisboa durante o mês de novembro.

O lançamento de uma nova edição da mostra de tecnologias e inovação em Tóquio resulta de um acordo com o ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão, informa um comunicado da CIL.

“O Japão é o país perfeito para albergar a Web Summit. Durante décadas, foi o líder global da inovação, criando algumas das mais sofisticadas e avançadas tecnologias que usamos hoje”, refere no mesmo comunicado Paddy Cosgrave, líder da CIL e mentor da Web Summit.

Em 2016, a Web Summit transferiu-se de Dublin, Irlanda, para Lisboa, depois de um primeiro acordo selado com o Estado Português. Em 2018, um novo acordo assinado pela CIL, e entidades tuteladas pelo Governo Português e pela Câmara Municipal de Lisboa estendeu a presença da mostra de tecnologias até 2028.

O contrato determina que o Estado Português deverá desembolsar diretamente à CIL 11 milhões de euros por cada edição anual do evento, e ainda suportar de aluguer da FIL, comunicações, ações promocionais, entre outros custos associados à organização.

A edição da Web Summit de 2020 está a decorrer em formato digital com múltiplas palestras e entrevistas gravadas em videoconferência devido às limitações provocadas pela pandemia. No comunicado, a CIL confirma que há a intenção de manter o evento em Lisboa, nos moldes convencionais, depois da mitigação pandemia à escala global.

A CIL admite ainda que o regresso em Lisboa, possa ser feito já em 2021, com um total de 70 mil visitantes.

A organização do evento justifica o lançamento de uma réplica da Web Summit em Tóquio com a necessidade de expandir para outras regiões do Globo. “Encontrei-me com vários líderes políticos e de negócios do Japão; é notório que o Japão está determinado a reforçar a sua economia de startups. Trazer milhares de empreendedores, diretores executivos e líderes globais de váriuos pontos do mundo para Tóquio vai possivelmente dar suporte a esta visão (do governo) do Japão”, refere Paddy Cosgrave no comunicado veiculado pela CIL.

Além do lançamento de uma edição da Web Summit em Tóquio, a CIL anunciou ainda que a mostra de tecnologias RISE vai mudar-se de Hong Kong para Kuala Lumpur, na Malásia, em 2022. Além de Web Summit e RISE, a CIL é responsável pela organização da mostra tecnológica Collision, no Canadá.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: senecahugo@gmail.com

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate