Economia

Novas direções na Global Media: Domingos de Andrade como diretor-geral, Rosália Amorim no DN

Marco Galinha, do grupo Bel, e acionista do "Jornal Económico" lidera a Global Media onde tem 30% do capital e deverá aumentar a participação para 50%
Marco Galinha, do grupo Bel, e acionista do "Jornal Económico" lidera a Global Media onde tem 30% do capital e deverá aumentar a participação para 50%
Marcos Borga

Novo acionista no grupo, fim das direções interinas. Tanto o Diário de Notícias como a TSF passam a ter novos diretores de dentro do grupo

Novas direções na Global Media: Domingos de Andrade como diretor-geral, Rosália Amorim no DN

Diogo Cavaleiro

Jornalista

Há novas caras nas direções das publicações da Global Media. Todas elas são de dentro do grupo, pondo fim a vários meses (ou um ano, no caso da TSF) de direções interinas. Na reformulação, os responsáveis do Jornal de Notícias ganham peso.

O até aqui diretor do Jornal de Notícias, Domingos de Andrade, vai passar a ser o novo responsável editorial de toda a Global Media, ficando também com a direção da TSF. Esta é uma das mudanças promovidas no grupo, que está a passar por um processo de despedimento coletivo e em que o empresário Marco Galinha, do Grupo Bel, está a entrar como principal acionista.

Domingos de Andrade fica na TSF, substituindo Pedro Pinheiro como diretor interino há um ano (desde a saída de Arsénio Reis). O jornalista deixa a direção do JN a Inês Cardoso, até aqui diretora-adjunta da publicação. Como diretor-adjunto do jornal continua Pedro Ivo Carvalho, que vai acumular a função com a direção da Volta ao Mundo. Manuel Molinos também continua nesta direção do JN, mas passa a ser diretor para o digital do grupo.

No Diário de Notícias, que estava a ser dirigido interinamente por Leonídio Paulo Ferreira desde a saída de Ferreira Fernandes e Catarina Carvalho, também há novidades. Rosália Amorim, que dirigia a publicação de economia do grupo, Dinheiro Vivo, é a nova diretora do jornal, que o novo acionista já disse querer que volte a ser editado todos os dias (e não só ao sábado, como atualmente). Rosália Amorim esteve já no Expresso e na Exame, tendo sido diretora-executiva da Media Rumo. Para o seu lugar no Dinheiro Vivo sobe Joana Petiz, até aqui subdiretora.

Os nomes foram anunciados por uma comunicação do conselho de administração do Global Media Group, publicado no site da TSF. As nomeações ainda aguardam os pareceres dos conselhos de redação. Também não se conhecem os restantes membros das direções.

As alterações “visam criar uma estrutura mais leve e ágil, com uma visão integrada das diferentes plataformas, capaz de liderar um processo de mudança que assegure a entrada numa nova fase do grupo, com um projeto de crescimento e de futuro”, segundo o comunicado citado pela TSF.

Marco Galinha já recebeu luz verde da Autoridade da Concorrência e da ERC para adquirir 40% da Global Media, cujo restante capital continuará nas mãos de José Pedro Soeiro e o grupo macaense KNJ, estando em curso um processo de despedimento coletivo de 81 profissionais da empresa que visa reduzir os seus custos de estrutura.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: dcavaleiro@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate