Marco Galinha já tem acordo para entrar na Global Media, a dona do Jornal de Notícias, Diário de Notícias, TSF e O Jogo. A comunicação foi enviada aos trabalhadores, ainda faltando a formalização.
"Os acionistas do Global Media e o Grupo Bel chegaram hoje a acordo para a entrada deste na estrutura acionista da empresa", aponta a nota enviada aos trabalhadores do grupo esta quinta-feira, 17 de setembro, a que o Expresso teve acesso.
Segundo o mesmo comunicado, "esta parceria, que será formalizada após a conclusão dos devidos procedimentos, visa o relançamento estratégico de um dos principais grupos de referência da comunicação social em Portugal, num momento desafiante para o sector e para o país".
Já tinha sido noticiado que Marco Galinha iria fazer um investimento na empresa, mas não havia ainda confirmação. Aconteceu hoje. Não há indicações de qual a percentagem com que vai ficar.
A Global Media é detida por vários acionistas: pelo grupo macaense KNJ Global Holdings Limited, com 35,25%, por José Pedro Carvalho Reis Soeiro, com 24,5%, pela Olivemedia, Unipessoal, Lda., com 19,25%; pelo Novo Banco, detentor de uma posição de 10,5% de que se estava a desfazer; e a Grandes Notícias, Lda., com 10,5%. Não foram dadas quaisquer explicações sobre o que vai acontecer à estrutura acionista no âmbito desta alteração.
Aliás, já tem havido alterações na empresa, tendo já Daniel Proença de Carvalho saído da presidência da administração da empresa, tendo sido substituído pelo acionista José Soeiro.
O Grupo Bel é já acionista da Megafin, dona do Jornal Económico, entrando agora noutro grupo de comunicação social, com presença na imprensa generalista e na rádio.
Marco Galinha foi apontado como tendo feito uma proposta de compra pela TVI, mas acabou por perder para Mário Ferreira, que aí se prepara para tornar no principal acionista. Os dois foram os "tubarões" no programa da SIC que analisava propostas de negócios de empreendedores.
O grupo Bel centra-se na área de máquinas de vending, máquinas de vendas automáticas.
Já a Global Media está há anos à espera da prometida reestruturação sendo que, ao longo dos últimos anos, tem passado por várias mudanças, que acabaram por reduzir as redações (como a do DN, que viu uma parte significativa dos trabalhadores saírem).
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: dcavaleiro@expresso.impresa.pt