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TAP. Estado assume maioria e um problema para reestruturar

David Neeleman e Humberto Pedrosa criaram a Atlantic Gateway para ir à privatização da TAP, pela qual pagaram 10 milhões de euros. A capitalização da companhia foi feita com fundos vindos da Airbus
David Neeleman e Humberto Pedrosa criaram a Atlantic Gateway para ir à privatização da TAP, pela qual pagaram 10 milhões de euros. A capitalização da companhia foi feita com fundos vindos da Airbus
JOSÉ CARIA

Há muito que o Governo tinha decidido que o empresário americano teria de sair da TAP. O Estado fica com 72,5% e Pedrosa acompanha-o

TAP. Estado assume maioria e um problema para reestruturar

Anabela Campos

Jornalista

TAP. Estado assume maioria e um problema para reestruturar

Pedro Lima

Editor-adjunto de Economia

O Governo quer arrumar rapidamente a casa na nova TAP, depois de com sofrimento ter recuperado a maioria do capital da companhia aérea. Após uma longa maratona negocial, chegou a acordo com um dos acionistas privados, o norte-americano David Neeleman, que sai quatro anos depois de ter entrado. Agora, o Estado tem um calendário pesado pela frente.

Neeleman deu luta, mas acabou por ceder, saindo da TAP por €55 milhões. Sai visto como um problema, quando em 2015, ano em que chegou à companhia aérea no processo de privatização, era visto como a solução. Vende os seus 22,5% ao Estado, que assim passa a ter 72,5% do capital. Humberto Pedrosa, dono do grupo de transportes Barraqueiro, manterá os seus 22,5% — depois de ter sido noticiado que iria comprar parte da posição de Neeleman. Os trabalhadores continuarão com os 5% que já têm na empresa.

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