Os efeitos económicos da pandemia ainda estão por aferir na totalidade mas a imagem de contração já se começa a formar. Segundo uma estimativa avançada pelo Instituto Nacional de Estatística, o PIB caiu 2,4% nos primeiros três meses do ano face ao mesmo período de 2019 e os analistas acreditam que o futuro mais imediato poderá ser ainda pior.
Um dos sectores mais atingidos foi o agroalimentar, com os produtores a verem as rotinas de produção a terem que mudar irremediavaelmente e os aumentos no consumo doméstico a não compensarem a quebra provocada pela restauração. A reinvenção tem sido um lema repetido por muitos e mesmo no dia seguinte à reabertura (ainda que muito limitada) dos restaurantes, todos concordam que nada será como dantes. Foi uma das ideias que ficou vincada na Summit Agroalimentar de "Os Nossos Campeões".
O projeto que junta Expresso, SIC Notícias e Novo Banco para dar a conhecer figuras de destaque em diferentes áreas da sociedade reuniu hoje, em formato digital, oito figuras do sector a que se juntou o músico João Gil (campeão da Beira) para uma interpretação músical e um alerta para os desafios que a cultura também enfrenta. A conferência foi moderada por Ricardo Costa, diretor de informação da Impresa, e contou com Olga Martins, CEO da Lavradores de Feitoria e uma das campeãs do Norte; João Portugal Ramos, fundador da João Portugal Ramos Vinhos, campeão do Alentejo; Bernardo Alves, administrador da Riberalves, campeão da região Oeste; António Plácido, CEO da Casa da Prisca, campeão da Beira; António Silvestre Ferreira, administrador da Vale da Rosa, campeão do Alentejo; Pedro Madeira, sócio-gerente da Frusoal, campeão do Algarve; Gonçalo Pereira, gerente da MVP Gincampeão da região Oeste; e António Cuco, criador e proprietário e do Gin Sharish, campeeão do Alentejo. Houve ainda espaço para as intervenções de Carlos Andrade, economista chefe do Novo Banco, e para o CEO da instituição bancária, António Ramalho. Conheça as principais conclusões.
Peso do agroalimentar
- O sector é um dos mais relevantes para a economia portuguesa e foi um dos mais atingidos pela pandemia
- O aumento das despesas alimentares não compensou o grande golpe provocado pelo encerramento dos restaurantes e bares
- É importante realçar que ainda assim foi garantido o abastecimento alimentar
Impacto do confinamento
- Os produtores viram-se abrigados a adaptar e a mudar os modelos estratégico de um dia para o outro
- A quebra na atividade económica significou uma diminuição nos canais para escoar os stocks, algo que, por exemplo, foi muito sentido na produção vinícola
- Para compensar em parte, as compras online cresceram muito nos últimos dois meses e os campeões acreditam que esta mudança veio para ficar
Ligações locais
- A globalização é outra das vítimas da covid-19
- Os fornecedores de proximidade serão essenciais para aguentar este período de disrupção nos canais económicos tradcionais
- Os produtores de fruta e de bens alimentares não colocam de lado as exportações (antes pelo contrário) mas defendem a necessidade se alicerçarem mais em parceiros locais para a atividade produtiva
- Garantir maior sustentabilidade para aguentar esta fase pode fazer a diferença
Vendas e ligações digitais
- A digitalização é um processo que sai reforçado desta fase
- Cada vez mais os produtores olham para ferramentas de teletrabalho como forma de garantir contactos para vendas e manter uma ligação mais pessoal na impossibilidade de se deslocarem pessoalmente aos locais de venda
- Não perder os ganhos atingidos nas exportações é visto como algo fulcral
Alternativas
- No negócio das bebidas destiladas, muitos viram-se obrigados a reconverter a produção
- O Gin Sharish, por exemplo, lançou um gin com 75% de teor alcoólico que pode ser utilizado como bebida ou desinfetante
- Há, contudo, divergências de opiniões quanto ao impacto que a reconversão deve ter na estratégia a longo prazo
Próximos meses
- Outubro será o mês decisivo
- Os produtores acreditam que aí é que se vai perceber se as empresas têm pernas para continuar, porque sera a época da tão falada segunda vaga e em que se vão manifestar os resultados a primeira fase de readaptação
- Se os apoios estatais não se mantiverem e se a retoma do consumo não for forte, os problemas podem acumular-se
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