Portugal é recordista europeu na corrida ao Prémio de Promoção Empresarial
E é um dos países com mais vitórias na final europeia dos EEPA - Prémio Europeu de Promoção Empresarial. Este ano pode somar a 9ª vitória com o projeto INOV Contacto, da AICEP
O projeto INOV Contacto, da AICEP, tem 23 edições e um longo currículo com números de peso: levou 6 mil jovens a estagiar em mais de 1.100 empresas e organizações de 82 países, de Espanha aos EUA, China ou Irão, e viu 60% dos participantes a encontrarem emprego nas primeiras 4 semanas após a conclusão do estágio.
Será o suficiente para conquistar um EEPA - Prémio Europeu de Promoção Empresarial este ano para Portugal? “Só o facto de estarmos nomeados na final europeia prova como o programa é um caso de excelência”, diz ao Expresso Maria João Bobone, diretora do Inov Contacto, na véspera da cerimónia organizada pela Comissão Europeia em Helsínquia.
A verdade é que a Comissão Europeia já vê Portugal como um recordista na maratona da corrida aos EEPA que este ano são entregues terça-feira, na capital da Finlândia. “Portugal é consistentemente o país com mais candidaturas”, comenta fonte oficial da Comissão Europeia. E os números são claros: Portugal soma 383 candidaturas ao prémio de empreendedorismo europeu desde 2013, o que o coloca bem à frente da Alemanha, uma vez que o principal motor da economia europeia contabiliza 229 candidaturas. Aliás, Portugal soma mais projetos do que Alemanha e França juntas (272).
E Portugal aparece também no top dos países com mais triunfos na final dos EEPA, com oito projetos vencedores em diferentes categorias ao longo dos anos nesta iniciativa, coordenada pelo IAPMEI a nível nacional: “Empresa na Hora”, “Douro Boys”, “Portuguese Shoes – The sexiest industry in Europe”, “MAS – Thinking AHED”, “FAZ – Ideias de Origem Portuguesa”, “PME Líder”, “Lisboa Empreende” e “Living Lab Carbono Zero”.
Portugal lidera candidaturas ao Prémio de Promoção Empresarial
Concorrer com Chipre e Itália
Este ano, é a vez do programa de estágios internacionais Inov Contacto entrar na corrida internacional na categoria “Investir em Competências de Empreendedorismo”, onde tem como concorrentes diretos o acelerador de start-up cipriota IDEA Innovation Centre & Incubator e os italianos da FactorYmpresa Tour, focados em apoiar projetos no sector do turismo.
Aparecer como candidato a este prémio depois de 23 edições, é uma prova “de eficácia, capacidade de superação e continuidade”, diz Maria João Bobone, sublinhando a preocupação de adaptação do projeto às diferentes expetativas ao longo dos anos. “No início, estávamos focados nas pessoas que realmente queriam trabalhar no estrangeiro e não tinham meios para tal, mas atualmente focamo-nos sobretudo naqueles que ambicionam fazer uma experiência no estrangeiro e sem terem uma ideia pré-definida do que pretendem. É este tipo de perfil que se encontra atualmente disponível para abraçar a nossa proposta”, conta.
Como quando um candidato se inscreve não pode escolher o destino, cabendo à equipa do programa fazer o match entre o jovem e a empresa, a relação com o INOV Contacto “implica um voto de confiança que nos diferencia de todas as outras oportunidades existentes no mercado”, acrescenta a diretora, antes de referir uma evolução na procura, inicialmente concentrada nas áreas da Gestão, Economia e Engenharia, mas agora aberta a todas as áreas.
Já com outros galardões no currículo, como o Good Practice para o Fundo Social Europeu – 2013, Good Practice no âmbito do Relatório das Indústrias Criativas Europeias – 2010 , Case Study Melhores Práticas pela OCDE – 2008 e Good Practice pela Comissão Europeia/DG Indústrias e Empresas – 2007, o Inov Contacto acredita que a presença nesta final europeia, mostra que continua a ser “um projeto inovador”, 23 anos depois de nascer. E, diz Maria João Bobone, o projeto já está identificado na Europa como “um caso a ser replicado”.