Obras Públicas. Concursos disparam, adjudicações nem tanto
Até ao fim de outubro, as adjudicações somaram 2,1 mil milhões de euros, um crescimento de 16%. Nos novos concursos, a subida é de 71%
Até ao fim de outubro, as adjudicações somaram 2,1 mil milhões de euros, um crescimento de 16%. Nos novos concursos, a subida é de 71%
Jornalista
O valor dos concursos de obras públicas está em crescimento acelerado. Até final de outubro, as empreitadas lançadas somam 3,54 mil milhões de euros. A cifra traduz um crescimento homólogo de 71%.
O valor dos contratos celebrados regista igualmente um crescimento homólogo, mas de caráter moderado. Segundo o barómetro da AICCOPN - Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas divulgado esta quarta-feira. as adjudicações até ao fim de outubro superam os 2 mil milhões de euros, registando uma subida de 16%.
A AICCOPN sublinha que o montante apurado nos novos concursos corresponde a mais do dobro dos contratos firmados, no âmbito de concursos públicos (1,63 mil milhões de euros).
Na evolução dos novos contratos, há duas realidades distintas. O somatório de 2,1 mil milhões de euros (crescimento de 16%) resulta do contributo dos concursos públicos e ajustes diretos e consultas prévias. E, na modalidade dos ajustes diretos, as adjudicações acentuam a queda. O valor de 378 milhões até ao fim de outubro traduz uma redução homóloga de 7%. No caso dos concursos públicos, a subida homóloga foi de 27%.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: AFerreira@expresso.impresa.pt