Economia

Centeno garante que Portugal tem “pilares sólidos” para crescer nos próximos anos

Centeno garante que Portugal tem “pilares sólidos” para crescer nos próximos anos
Rui Duarte Silva

As Finanças estão otimistas com o crescimento do PIB, prevendo que Portugal não irá desacelera apesar do abrandamento de dois dos seus maiores parceiros comerciais

O ministério das Finanças emitiu uma nota otimista sobre a economia portuguesa, que no segundo trimestre resistiu à onda externa e cresceu 0,5% em cadeia e 1,8% em termos homólogos, considerando que o país "reforça assim a trajetória de convergência face à Europa". Apesar de tanto a Alemanha como a Espanha, dois dos três maiores parceiros comerciais nacionais estarem em desaceleração, Mário Centeno considera que Portugal tem lançadas "bases sólidas" para enfrentar os riscos externos.

No comunicado enviado às redações, as Finanças lembram que este é o 21º trimestre consecutivo de crescimento da economia portuguesa e que a convergência de Portugal face à Europa neste campo já dura há dois anos.

Segundo o ministério de Mário Centeno, "a economia portuguesa tem hoje bases sólidas para enfrentar um contexto externo pautado pela acumulação de riscos". E garante que "a recuperação do investimento ao longo dos últimos anos, a estabilização do sector financeiro, o reequilíbrio das contas externas e os progressos alcançados na consolidação estrutural das contas públicas constituem pilares sólidos para o crescimento económico nos próximos anos".

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate