Economia

Salvador Caetano inaugura novo centro de formação em Gaia

José Ramos, presidente do grupo Salvador Caetano, acredita que está em curso "uma verdadeira revolução" na CaetanoBus
José Ramos, presidente do grupo Salvador Caetano, acredita que está em curso "uma verdadeira revolução" na CaetanoBus
Rui Duarte Silva

O grupo Salvador Caetano conta com sete polos de formação. Desde a fundação, já formou mais de 4000 jovens. A taxa de empregabilidade é de 98%

O grupo Salvador Caetano inaugura esta quarta feira, dia 17, as novas instalações do seu centro de formação, em Vila Nova de Gaia, com a presença do ministro do do Trabalho e Segurança Social, Vieira da Silva.

O Centro de Formação Salvador Caetano dedica-se em exclusivo à formação profissional de jovens para o mercado de trabalho e conta com sete polos espalhados pelo país: Braga, Carregado, Ovar, Porto, Setúbal, Sintra e Vila Nova de Gaia. As novas instalações em Gaia acolhem salas e oficinas renovadas, com equipamento mais moderno.

Segundo o grupo, o centro já formou desde a sua fundação há 36 anos "mais de 4000 jovens, contando com uma taxa de empregabilidade de 98%".

Após o final do curso, "os jovens acabam por ingressar nos quadros da empresa ou encontram facilmente saída profissional", diz a Salvador Caetano. Alguns dos alunos optam pelo ensino superior, beneficiando da equivalência que obtêm ao 12º ano.

O centro foi fundado em 1983 para superar as dificuldade que o fundador do conglomerado de Vila Nova de Gaia enfrentava para contratar profissionais especializados para as suas indústrias.

Taxa de abstentismo é baixa

O centro de formação "diferencia-se ainda pelas baixas taxas de absentismo e desistências, a rondarem os 5% (2018)". Este é um indicador "que contraria o estigma associado ao ensino profissional", segundo a empresa.

O desempenho do centro revela que a Salvador Caetano "continua a apostar na qualificação profissional de jovens, reforçando o papel estratégico para a competitividade das empresas".

O grupo Salvador Caetano conta com bases fabris em Ovar (Land Cruiser Toyota) e Vila Nova de Gaia (produção de carroçarias, autocarros e componentes para aviões). Agrega 150 empresas na Europa e África, conta com 7200 assalariados e fatura 2,3 mil milhões de euros, repartidos por quatro áreas de negócios: indústria, distribuição, retalho e serviços.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: AFerreira@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate