Economia

Vêm aí mais custos para clientes “esporádicos” do Santander. Incluindo no MB Way

Pedro Castro e Almeida, presidente executivo do Santander em Portugal
Pedro Castro e Almeida, presidente executivo do Santander em Portugal
Nuno Fox

Clientes ativos do Santander vão estar isentos de novos custos em operações bancárias, tal como os jovens, mas os clientes "passivos", que têm cartão mas não fazem grandes operações, não vão escapar. Banco quer, tal como BPI e BCP, que utilizem aplicação própria

Vêm aí mais custos para clientes “esporádicos” do Santander. Incluindo no MB Way

Diogo Cavaleiro

Jornalista

Vêm aí mais custos para clientes “esporádicos” do Santander. Incluindo no MB Way

Isabel Vicente

Jornalista

O Santander Totta vai aumentar os custos com operações de clientes que não têm contas ativas ou que não têm grande interação com a instituição, confirmou o presidente executivo, Pedro Castro e Almeida, esta terça-feira, 7 de maio, em Lisboa.

“Com conta ativa, esse cliente não irá pagar em todas as transferências que quiser. O que podemos ter é, num conjunto de clientes que podem ter um cartão nosso, mas que não têm contas ativas, [um limite ao] conjunto de operações sem pagar”, explicou o CEO do banco de capitais espanhóis.

O aumento do custo será sentido nas aplicações exteriores ao banco, o que vai afectar a utilização direta da aplicação MB Way. Ou seja, só usando a aplicação interna do Santander é que estes clientes “passivos”, ou “esporádicos”, estarão isentos. Há aqui um objetivo de direcionar os clientes para a sua aplicação - que a partir daí usem aplicações como o MB Way -, em vez de ser por uma aplicação externa.

O que é certo que é que os clientes Santander que tenham o cartão do banco destinado aos jovens não vai pagar em qualquer aplicação existente. Ficam isentos nos novos encargos.

Castro e Almeida quis deixar claro que, com estas condições, “a grande maioria não vai pagar”. “Vamos privilegiar aqueles que trabalham mais com o Santander. Quem tem relação connosco não irá pagar”, declarou.

O CEO do Santander Totta admitiu que a “comunicação tem falhado” sobre o tema de novas comissões, repetindo aquilo que foi dito por Pablo Forero, o presidente executivo do BPI, que já promoveu esse agravamento das comissões por utilização do MB Way fora da sua aplicação. O BCP também vai impor custos nesse sentido.

Havendo comissões pelas operações em aplicações externas, a diferenciação será pelos preçários que cada banco vai implementar, lembrou.

“Em Julho haverá mais novidades”, prometeu, dizendo que será nessa altura que o novo preçário será implementado, com o lançamento da nova aplicação do Santander. O objectivo do banco, sintetizou Castro e Almeida, é o que o contato do cliente tem de ser direto e não através de aplicações de outras entidades.

“É preciso ter primeiro contacto com cliente. Se perdemos essa guerra, podemos perder qualquer tipo de relação que temos com os clientes”, sublinha.

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