A elite mundial de cientistas, investigadores, navegadores ou astronautas do Clube de Exploradores de Nova Iorque (The Explorers Club) vai realizar a sua cimeira anual em Lisboa de 3 a 5 de julho. Entre os mais de 400 participantes, já estão confirmados entre os oradores Fabien Cousteau, explorador marítimo e cineasta (neto de Jacques Cousteau), James Garvin, cientista- chefe da NASA, a arqueóloga Beverly Goodman, Alexander More, cientista e diretor do World Ocean Fórum ou Bertrand Picard, médico e o primeiro homem a voar em balão à volta do mundo sem escalas.
A cimeira Global Exploration Summit (GLEx) que vai decorrer n próximo mês de julho é a primeira das duas que estão já programadas em Lisboa recebendo este evento do clube de Exploradores mundiais, em 2019 e 2020. É também um marco histórico para o The Explorers Club, sendo a primeira vez que o exclusivo clube de Exploradores realiza a sua cimeira anual fora do país onde se localiza a sua sede, os Estados Unidos.
"Portugal é o sítio perfeito para falar de ciência e do futuro"
Homenagear os 500 anos da primeira viagem de navegação à volta do mundo do português Fernão de Magalhães também é um objetivo associado às cimeiras do clube de exploradores que vão decorrer em Lisboa, e onde se irão debater temas desde as alterações climáticas até à investigação associada ao espaço ou ao oceano profundo.
"Portugal é o sítio perfeito para falar de ciência, é um país aberto a trocar ideias livremente. No mundo em que vivemos onde a tolerância e a aceitação do outro é por vezes tão difícil, ver um país com esta atmosfera e de braços abertos a debater a ciência e o futuro faz toda a diferença", enfatizou Richard Wiese, presidente do The Explorers Club, que veio esta terça-feira a Lisboa promover o Global Exploration Summit.
"Estar em Portugal, um país de grandes navegadores e com tanta hospitalidade, vai ser tão inspirador para a troca de ideias, que os exploradores e cientistas vão imediatamente sentir que estão em casa", frisou Ricard Wiese, lembrando que o debate científico a decorrer em Lisboa também de propõe ser marcado por "paixão, e criar um mundo de esperança para toda a gente".
São esperados na cimeira de Lisboa vários membros do The Explorers Club, a mais antiga sociedade de exploradores do mundo, com mais de 100 anos, e de que fazem parte o astronauta Buzz Aldrin, o realizador James Cameron, Jeff Bezos ou Elon Musk.
"Vamos juntar em Portugal e em Lisboa esta grande comunidade de exploradores e cientistas em vários domínios a debater onde deverá caminhar no futuro a investigação científica - e temos aqui um excelente lastro comemorativo para a comemoração dos 500 anos da viagem de Magalhães, um dos grandes marcos da história da humanidade e que representa a primeira visão global do mundo e a capacidade de construir algo coletivo", sublinhou também nesta apresentação José Manuel de Carvalho Marques, chefe da Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da Viagem de Circum-navegação.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: cantunes@expresso.impresa.pt