Economia

Património do BES só paga 3% das responsabilidades

Património do BES só paga 3% das responsabilidades
Luís Barra

Perante um passivo de 5,99 mil milhões de euros, o BES ‘mau’ tem um ativo de 178 milhões

Património do BES só paga 3% das responsabilidades

Diogo Cavaleiro

Jornalista

Mais um ano se passou desde a intervenção no Banco Espírito Santo (BES), mais um ano de perdas se materializou na entidade que mantém aquele nome. O banco, que está em liquidação desde julho de 2016, registou um prejuízo de 161 milhões de euros em 2017, revela o relatório e contas daquele ano, divulgado esta semana. Um resultado negativo que veio alargar ainda mais o buraco daquele que ficou conhecido como BES ‘mau’: as responsabilidades são de quase 6 mil milhões de euros para um ativo de 178 milhões. Quer isto dizer que o ativo paga 3% do passivo. São estas as perspetivas dos credores, que têm até dia 8 para fazerem as suas reclamações de crédito.

A situação patrimonial do BES ‘mau’, que ficou com os ativos considerados problemáticos que não foram transferidos para o Novo Banco, é deficitária. O capital próprio — que corresponde à diferença entre aquilo de que dispõe e aquilo que é responsabilidade perante terceiros — era negativo em 5,8 mil milhões de euros de 2017, acima dos 5,65 mil milhões de um ano antes.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. Pode usar a app do Expresso - iOS e Android - para descarregar as edições para leitura offline)

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: dcavaleiro@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate