Diário

“Order!”, mas à distância. Saiba como vai funcionar a “mãe de todos os Parlamentos” em versão virtual

continuará a haver escrutínio da ação governativa, mas sem presença física e, por enquanto, sem boris johnson no ativo foto d.r.

Parlamento britânico regressa esta terça-feira das férias da Páscoa, mas as regras mudaram. A maioria dos deputados intervirá por videoconferência e nunca poderão estar mais de 50 na sala ao mesmo tempo

20 abril 2020 18:21

Pedro Cordeiro

Pedro Cordeiro

texto

Editor da Secção Internacional

Com o mundo a celebrar o achatamento de curvas e a procurar formas de reabrir aos poucos vários sectores de atividade, é visível em muitos países que a política não parou. Entre estados de emergência mais ou menos temporários, ministros da Saúde demitidos, trocas de acusações entre dirigentes, polémicas sobre sessões solenes ou discussões acerca do papel da oposição, é caso para dizer que a luta continua. O certo é que, se a pandemia pede união e cooperação, não menos exige escrutínio da ação dos governos, mormente num período em que há direitos suspensos ou limitados.

Referência mundial da democracia, cujo peso lhe valeu a alcunha de “Mãe dos Parlamentos”, o Parlamento do Reino Unido também se adapta aos tempos singulares que vivemos. De regresso, terça-feira às 14h30, após a interrupção da Páscoa, adota procedimentos virtuais. Se querer restringir as intervenções dos deputados, o próprio ‘speaker’, responsável pela condução dos trabalhos, que aconselha os 650 eleitos pelo povo a “afastarem-se” do Palácio de Westminster. Lindsay Hoyle reconhece-lhes “o direito a serem vistos e estarem presentes”, mas alerta, num artigo publicado na edição dominical de “The Telegraph”, contra riscos desnecessários para deputados e funcionários da casa.

Este é um artigo exclusivo. Se é assinante clique AQUI para continuar a ler. Para aceder a todos os conteúdos exclusivos do site do Expresso também pode usar o código que está na capa da revista E do Expresso.

Caso ainda não seja assinante, veja aqui as opções e os preços. Assim terá acesso a todos os nossos artigos.