Que atire a primeira pedra quem nunca se sentiu desorientado num parque de estacionamento, se perdeu nos corredores de um hospital à procura do local de uma consulta ou desesperou em busca daquela loja específica num centro comercial. Foi a pensar em casos como estes que João Fernandes desenvolveu a BuzzStreets. Esta startup desenvolveu uma solução b2b (business to business - para empresas) de navegação e localização dentro de espaços interiores (indoor)- uma espécie de Google Maps indoor - que está a conquistar clientes em vários países.
Aeroportos, centros comerciais, universidades e hospitais são, por agora, os grandes clientes de João Fernandes, fundador e diretor executivo (CEO) da BuzzStreets. Formado em Marketing, o empreendedor tinha como ideia inicial desenvolver um projeto que facilitasse a mobilidade na cidade de Lisboa e chegou a testá-lo em 2014, mas o mercado mostrou-lhe outra direção. “Comecei por lançar uma solução para o tráfego dentro das grandes cidades. Parti para identificar problemas de tráfego e mobilidade, em tempo real, dentro da cidade de Lisboa, que eram transponíveis para outras cidades (acidentes, obras na via, atropelamentos, etc...), mas nessa altura, em plena crise, nenhuma das autarquias a quem propus a solução tinha verba para avançar”, recorda.
Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. Pode usar a app do Expresso - iOS e Android - para descarregar as edições para leitura offline)
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: cmateus@expresso.impresa.pt