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Cinema

Os dois melhores filmes da Berlinale até agora são americanos e vêm de Upstate New York

Jesse Eisenberg em “Manodrome”, de John Trengove
Jesse Eisenberg em “Manodrome”, de John Trengove

"Manodrome”, de John Trengove e “The Adults”, de Dustin Guy Defa são as estrelas do Festival de Berlim, onde também houve visita às ruínas da Ucrânia destroçada, enquanto Zelensky discursou em videoconferência

“Manodrome”, novo filme do sul-africano John Trengove rodado em Syracuse, 300 quilómetros a norte de Manhattan, atira a bitola lá para cima, é filme que impõe respeito, aquele que mais conta neste concurso até agora. É a história de um “Uber-man” que só quer levar a vida direitinha. A namorada grávida tem o salário da mercearia da esquina. Mas ele perdeu o emprego. Que má altura. Começa também a perder o norte. Faz uns serviços de TVDE com o carro, não chega. Ao fim do dia, descarrega a fúria no ginásio. Toma uns 'percocets' para aliviar as dores. Que Ralphie, assim se chama o protagonista, tenha a cara de Jesse Eisenberg, faz toda a diferença. Poucos atores no mundo e desta geração são tão capazes de dar rosto e alma à angústia exigida. E o homem não está bem na carteira, nem na autoestima, tão-pouco na sexualidade. Começa a fritar.

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