Cinema

“O Irlandês” de Scorsese lidera nomeações a prémios da associação norte-americana de críticos

“O Irlandês” estreia esta quinta-feira, 28 de novembro, na Netflix
“O Irlandês” estreia esta quinta-feira, 28 de novembro, na Netflix
DR

"O Irlandês" soma 14 nomeações, em categorias como Melhor Filme, Realização, Fotografia, Argumento Adaptado e pela interpretação de Robert De Niro como ator principal, e de Al Pacino e Joe Pesci, enquanto atores secundários

O filme "O Irlandês", de Martin Scorsese, e a minissérie "When they see us", ambos produzidos pela Netflix, lideram as nomeações dos prémios da Associação de Críticos dos Estados Unidos e Canadá, foi hoje anunciado.

De acordo com a lista divulgada, na área do cinema "O Irlandês" soma 14 nomeações, em categorias como Melhor Filme, Realização, Fotografia, Argumento Adaptado e pela interpretação de Robert De Niro como ator principal, e de Al Pacino e Joe Pesci, enquanto atores secundários.

Ainda no cinema, "Era uma vez... em Hollywood", de Quentin Tarantino, está indicado para 12 prémios, seguido de "As Mulherzinhas", de Greta Gerwig, com nove, e "Marriage Story", de Noah Baumbach, com oito.

Na televisão, a liderança cabe à minissérie "When they see us", inspirada em factos reais e realizada por Ava DuVernay, com seis nomeações, seguida das séries "This Is Us" (NBC) e "Schitt's Creek" (Pop), com cinco nomeações cada.

No total, entre filmes e séries, a plataforma de 'streaming' Netflix lidera os prémios com 61 nomeações. A HBO, que produz e exibe, entre outras, as séries "Guerra dos Tronos", "Chernobyl" e "The Watchmen", segue com 33 nomeações.

A 25.ª cerimónia dos prémios da Associação de Críticos dos Estados Unidos e Canadá decorrerá a 12 de janeiro. As nomeações foram divulgadas na véspera de se conhecerem os nomeados dos Globos de Ouro, que também distinguem produções de cinema e televisão.
Historicamente, lê-se na página oficial da associação, estes prémios da crítica são um dos melhores indicadores das nomeações para os Óscares, os prémios de cinema dos Estados Unidos.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate