Ai Weiwei convida a mostrar o dedo do meio em qualquer parte do mundo
Ana Baião
Um projeto desenvolvido em parceria com a plataforma Avant Arte permite levar, através do Google Maps, o gesto obsceno do artista chinês a qualquer lugar. O objetivo de Ai Weiwei é que cada pessoa partilhe uma “perspetiva sobre o poder”
O dedo do meio é um gesto universal e, agora, podemos mesmo vê-lo em todo o lado – pelo menos, se estiver no Google Maps. Através de uma colaboração entre Ai Weiwei e a plataforma online de arte Avant Arte, é possível utilizar uma imagem da mão do artista sobreposta nas vistas das ruas no mapa.
“Esquecemo-nos frequentemente de que temos um dedo do meio. Ou mesmo que saibamos que temos um dedo do meio, usamo-lo mal. Penso que é bom recordar que esta parte do nosso corpo pode apontar para algo – uma instituição, ou alguém que se assemelha a um poder – para que eles saibam, e para que vocês mesmos saibam, que vocês existem”, explica Ai Weiwei sobre o projeto “Middle Finger”.
Desde 1995 que o artista e ativista chinês – atualmente a residir em Montemor-o-Novo –, tem feito o gesto e registado em fotografias. A série a que chamou “Study of Perspective” remonta a 1989, quando centenas de manifestantes foram mortos pelo Governo chinês na Praça Tiananmen, em Pequim.
O gesto já chegou a Lisboa
“O poder de um gesto obsceno é que qualquer pessoa pode fazê-lo”, lê-se na página sobre o projeto. É por isso que o “dedo emblemático” de Weiwei está agora “disponível para todos”, convidados a “partilhar a sua própria perspetiva sobre o poder”.
O projeto coincide com uma exposição do artista no Design Museum, em Londres. “Making Sense” reúne obras novas e de arquivo, com o intuito de questionar a relação com os objetos que nos rodeiam. No dia 30 de março será lançada uma edição de impressões em serigrafia, disponível apenas durante 24 horas – a “Middle Finger in Red”.
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes