Cultura

As histórias por detrás das fotografias candidatas aos prémios World Press Photo 2024

As histórias por detrás das fotografias candidatas aos prémios World Press Photo 2024
Página Oficial do World Press Photo

Foram mais de 60 mil, o número de candidaturas provenientes de 130 países, para a maior e mais prestigiada premiação de fotojornalismo do mundo que acontece todos os anos. Cerca de 24 projetos foram selecionados e outros seis receberam menções honrosas. Os vencedores serão anunciados no próximo dia 18 de Abril

Todos os anos os melhores projetos na área do fotojornalismo são premiados pela World Press Photo Foundation, que organiza a entrega dos prémios com o mesmo nome. Segundo a página oficial da fundação, foram enviadas mais de 60 mil candidaturas de quase quatro mil fotojornalistas provenientes de 130 países.

Da lista de finalistas fazem parte 24 projetos e outros seis receberam menções honrosas. “Desde conflitos devastadores e revoltas políticas até à crise climática e à passagem segura dos migrantes, as obras premiadas documentam algumas das questões mais prementes que o mundo enfrenta hoje”, lê-se em comunicado.

O reconhecimento destes trabalhos tem como objetivo alertar para a importância da liberdade de imprensa, numa altura em que as guerras que assombram a Europa e o Médio Oriente, têm dividido o mundo entre “aliados” e “opositores”.

Na fotogaleria abaixo é possível ler todas as histórias por detrás das fotografias candidatas a vencer os prémios do World Press Photo, no próximo dia 18 de abril.

ÁFRICA

ÁSIA

EUROPA

AMÉRICA DO NORTE E AMÉRICA CENTRAL

AMÉRICA DO SUL

SUDOESTE ASIÁTICO E OCEÂNIA

Artigo de Mariana Jerónimo, editado por João Miguel Salvador.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate