Exclusivo

Cultura

O ano em que os portugueses se apaixonam pela fotografia: nove exposições para ver nos próximos meses

O ano em que os portugueses se apaixonam pela fotografia: nove exposições para ver nos próximos meses
Alfredo Cunha

Entre fotógrafos que documentaram a revolução do 25 de Abril, cujos 50 anos se assinalam este ano, a autores mais contemporâneos, a agenda de 2024 está repleta de exposições de grande monta. Quase todas têm entrada grátis. Saiba aqui onde ver mostras dedicadas ao trabalho de Maria Lamas, Eduardo Gageiro ou Alfredo Cunha, entre muitos outros

De Maria Lamas a Eduardo Gageiro, passando por Alfredo Cunha e Augusto Brázio, muitas são as exposições de fotografia que podemos ver nos próximos meses. O Expresso passa em revista as principais mostras do momento, recuperando os artigos publicados sobre cada uma delas e explicando o que as torna tão recomendáveis.

“AS MULHERES DE MARIA LAMAS”
Fundação Gulbenkian, Lisboa, até 28 de maio
Entrada livre, sujeita à lotação do espaço


75 anos depois da publicação de “Mulheres do Meu País”, obra de reação ao silenciamento das reivindicações das mulheres por uma vida melhor, a jornalista e escritora feminista Maria Lamas é apresentada como fotógrafa, numa exposição com curadoria de Jorge Calado, especialista em fotografia e crítico do “Expresso”. Em entrevista a Cristina Margato, Calado afirmou que as fotografias de Maria Lamas são incrivelmente modernas, ou seja, “frontais, diretas e assertivas, sem alindamentos ou óbvias preocupações estéticas, mas com o vigor que advém do esforço e dignidade do trabalho.”

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate