Exposição de fotografia documenta atrocidades da guerra na Ucrânia
“Ucrânia: Um Crime de Guerra” traz a Lisboa fotografias de jornalistas distinguidas com os prémios Pulitzer e World Press Photo de 2023. Mostra pode ser visitada até 28 de outubro
“Ucrânia: Um Crime de Guerra” traz a Lisboa fotografias de jornalistas distinguidas com os prémios Pulitzer e World Press Photo de 2023. Mostra pode ser visitada até 28 de outubro
Jornalista
Com o intuito de documentar as atrocidades da guerra na Ucrânia, na sequência da invasão do seu território pela Rússia, a exposição “Ucrânia: Um Crime de Guerra” mostra, pela primeira vez em Portugal, fotografias distinguidas pelos prémios Pulitzer e World Press Photo de 2023, destacando o trabalho de vários fotojornalistas ucranianos.
A exposição poderá ser visitada até 28 de outubro nas galerias da Narrativa, que a organiza – um atelier de fotografia, fundado pelo fotojornalista Mário Cruz, que junta diferentes autores para desenvolverem projetos com os quais consigam alertar, refletir e comunicar através das imagens.
Daniel Berehulak, Fábio Bucciarelli, Ron Haviv, Eric Bouvet, David Guttenfelder, Finbarr O’Reilly – vencedores de inúmeros World Press Photo –, Carol Guzy (quatro prémios Pulitzer) e Evgeniy Maloletka (vencedor da fotografia do ano do World Press Photo e do Prémio Pulitzer de 2023) são alguns dos autores com fotografias em exposição. Estará também presente o trabalho de Oksana Parafeniuk, uma fotógrafa ucraniana que deixou de fotografar o conflito quando foi mãe.
Tendo como base um livro de fotografias de 93 fotojornalistas de 29 países, da FotoEvidence (editora que se dedica a documentar a injustiça social no mundo), “Ucrânia: Um Crime de Guerra” constitui um testemunho da invasão russa na Ucrânia, através da lente dos fotojornalistas que a documentara. No total, foram selecionadas 45 imagens, que vão além “da sua dimensão meramente noticiosa, contando as histórias íntimas dos sobreviventes e dos fotojornalistas que foram testemunhas das muitas atrocidades que continuam a ser cometidas”, escreve a Narrativa em comunicado.
O objetivo é, através da fotografia, captar a atenção do público para a essência e os impactos deste conflito, retratando a destruição, o número de civis afetados e os crimes cometidos em solo ucraniano.
“‘Ucrânia: Um Crime de Guerra’ pretende voltar a direcionar o foco mediático para o conflito na Ucrânia e conceder à fotografia e ao fotojornalismo o papel de instrumento de mobilização, de ação judicial e, em última instância, de documento histórico para as gerações futuras”, sublinha o atelier de fotografia.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mjbourbon@expresso.impresa.pt