Pianista Alfred Brendel vem a Lisboa em abril
O pianista e escritor austríaco vem a Portugal para ser agraciado com o título de doutor Honoris Causa pela Universidade de Lisboa e dar uma palestra sobre o significado da música para Goethe
O pianista e escritor austríaco vem a Portugal para ser agraciado com o título de doutor Honoris Causa pela Universidade de Lisboa e dar uma palestra sobre o significado da música para Goethe
Depois de ter estado em Portugal no Festival dos Capuchos de 2021, em Almada, que lhe prestou homenagem, Alfred Brendel regressa ao país em abril.
No dia 20 terá lugar no Salão Nobre da Universidade de Lisboa, pelas 16h30, a cerimónia de atribuição do doutoramento Honoris Causa ao pianista e escritor austríaco, seguida pela conferência “Naivety and Irony. Goethe’s Musical Needs”.
Nesta conferência, que será apresentada em inglês e terá lugar no Anfiteatro I da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa às 18h30, Alfred Brendel “reflete sobre o significado da música para Goethe, segundo uma declaração presente nos seus escritos sobre arte e antiguidade”. Feita depois de uma performance da Criação de Haydn, esta declaração mostra como este compositor reúne em si os traços caraterísticos do génio: a ingenuidade e a ironia.
Nascido em Wizemberk, numa zona germanófona do Norte da Morávia (hoje, parte da República Checa), Alfred Brendel tem nacionalidade austríaca e vive desde 1971 em Londres. Estudou piano e composição, tendo tido aulas com os pianistas Edwin Fischer, Paul Baumgartner e Eduard Steuermann.
Desenvolveu nos últimos 60 anos uma carreira internacional de pianista – destacando-se as suas interpretações de Mozart, Haydn, Beethoven e Schubert – e é reconhecido como um dos melhores pianistas clássicos da segunda metade do século XX e um dos melhores intérpretes de música erudita germânica. Despediu-se dos palcos em 2008, com a Orquestra Filarmónica de Viena.
É também poeta, crítico e ensaísta, sendo autor de dois livros de poesia e de várias coletâneas de ensaios. Os seus interesses vão além da música e abarcam muitas vezes temas como igrejas românicas, arquitetura barroca, Dada, Shakespeare, poesia nonsense e Edward Gorey.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mjbourbon@expresso.impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes