Exclusivo

Cultura

Dan Brown: “O coronavírus foi uma tragédia para os Estados Unidos”

Dan Brown: “O coronavírus foi uma tragédia para os Estados Unidos”
JERRY LAMPEN

O autor de “O Código da Vinci” — que está a escrever um novo livro com Robert Langdon como personagem principal — falou ao Expresso sobre o ano que falta para a vida normalizar, sobre o que espera que mude na América nos próximos meses, e sobre as suas intenções pedagógicas

Luís M. Faria

entrevista

O escritor americano Dan Brown é conhecido por livros como “O Código da Vinci”, “Anjos e Demónios” e “Origem”, que abundam em códigos, símbolos e teorias da conspiração. Em relação a estas últimas, ela admite que não acredita nelas, salvo uma única exceção. Quanto aos códigos, é um vício que tem desde a infância, e agora decidiu regressar às origens, escrevendo, justamente, um livro para crianças onde os códigos aparecem escondidos nas páginas. “A Sinfonia dos Animais” (ed. Bertrand), com ilustrações encantadoras de Susan Batori, fala de animais diferentes, associando cada um deles a uma lição para a vida. Além dos desenhos e dos poemas que os acompanham, o livro vem com música. Um código que lá encontramos dá acesso a uma aplicação que permite ouvir um tema individual para cada animal. Os temas, onde se detetam influências de compositores famosos como Saint-Saens, foram compostos por Dan Brown. Com formação musical desde muito novo, ele admite ter querido promover a música clássica junto das crianças. Brown falou com o Expresso via Zoom, a partir da sua famosa biblioteca, a que chama “fortaleza da gratidão”, e na qual tem um exemplar de cada edição dos seus livros em todo o mundo.

Como está a lidar com a pandemia? O que tem feito nos últimos meses?

Tenho estado a trabalhar num novo romance de Robert Langdon. Sabe, os romancistas estão habituados a viver e a trabalhar sozinhos em casa. A pandemia não mudou assim tanto a minha vida, tirando o facto de não poder viajar para fazer pesquisas. Mas acho que sou uma das pessoas com sorte.

Este é um artigo do semanário Expresso. Clique AQUI para continuar a ler.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate